Dieta ou Reeducação Alimentar?

 

Para todos aqueles que desejam emagrecer ou criar hábitos de vida mais saudáveis, não existe outra opção além de aprender a controlar o que é consumido em todas as refeições ao longo do dia. E isso não é uma questão de simplesmente “fechar a boca” e parar de comer, mas sim realizar substituições. Trocar os alimentos ruins da sua dieta cotidiana para alimentos que sejam mais saudáveis.

Assim, muitas pessoas se confundem quanto ao que realmente é uma reeducação alimentar e uma dieta que, caso sejam realizadas da forma correta, podem apresentar os mesmos resultados, diferente dos regimes “milagrosos” que surgem por aí e só fazem mal para a saúde do corpo. Mas então, qual a diferença entre uma dieta para emagrecer e uma reeducação alimentar?

Dieta para Emagrecer

As dietas são, principalmente, caracterizadas por determinadas restrições alimentares, com o objetivo de gerar mudanças no corpo, e não apenas emagrecer. Elas podem ajudar a atingir diversas metas como, por exemplo, diminuir as taxas de colesterol e glicose, reduzir a gordura localizada, ganhar massa muscular e etc.

E depois que as metas foram completamente alcançadas, é necessário manter a mesma dieta para que você não recupere todo o peso que perdeu. O “efeito sanfona” acontece por muitas vezes nas mulheres devido à falta de manutenção da dieta pré-estabelecida.

Uma dieta para emagrecer não é um regime que promete milagres sem muito esforço, como são as tais “dietas da moda”. Uma verdadeira dieta para emagrecer conta com um cardápio pré-determinado com o auxílio de um nutricionista. Que inclui o consumo ou a restrição em níveis adequados de certos alimentos, para que seu corpo perca peso sem perder nutrientes e, consequentemente, se manter saudável. Fazendo com que o sistema digestivo, intestinal e metabólico funcione de forma adequada, estimulando a queima de calorias e resultando no emagrecimento.

Quando há um déficit nutricional no organismo, a gordura fica acumulada e o corpo trabalha de forma mais fraca e lenta, dificultando a queima de calorias, além de gerar indisposição e baixa no sistema imunológico.

Uma dieta adequada, além de restringir o consumo de determinados alimentos em certos horários e controlar o que é ingerido e suas quantidades, ela também recomenda a ingestão de mais água. A água irá auxiliar na sensação de saciedade, além de livrar o corpo de diversas impurezas e mantê-lo hidratado.

Ao se engajar numa dieta para emagrecer, é recomendado que se inicie a prática de atividades físicas para evitar que seus músculos e pele fiquem flácidos por conta do seu emagrecimento.

Ainda Ficou Alguma Dúvida Sobre Emagrecimento? Clique No Link Abaixo E Deixe Sua Pergunta:

Deixe Sua Pergunta Aqui

 

Reeducação Alimentar

 

dieta para emagrecerPara aqueles que não conseguem ou não desejam manter uma dieta específica, e querem manter hábitos mais saudáveis em relação à alimentação, uma reeducação alimentar é uma ótima opção.

Ela é caracterizada pela “permissão” de se alimentar com o que você quiser em pequenas porções, desde que inclua todos os grupos alimentares de forma saudável durante o dia.

Muitas pessoas conseguem perder peso trocando os alimentos industrializados, gordurosos e carregados de açúcar por outras opções mais saudáveis, mantendo um cardápio recheado de nutrientes advindos dos carboidratos, fibras, proteínas e etc. Tudo é permitido desde que seja de forma moderada e em pequenas porções espalhadas no decorrer do dia (divididas em intervalos de 3 horas).

Um exemplo de reeducação alimentar é a mudança de hábitos alimentares durante o período da noite. Se você come muitos pães e massas antes de dormir, eles acabarão sendo armazenados em forma de gordura, pois o metabolismo corporal funciona de forma mais lenta durante a noite. Prefira deixar o consumo de massas, doces e gorduras para o almoço, sem se esquecer dos cereais, proteínas, legumes e verduras.

 Qual a melhor escolha, afinal?

Caso você tenha a necessidade de emagrecer de forma mais imediata, por questões de saúde, ou outro motivo semelhante, uma dieta adequada para emagrecer seria a melhor opção para você, como mostrado pelas informações expostas acima.

Já para aqueles que podem esperar e emagrecer de forma mais gradual, ou que queiram manter seu peso, ou até mudar seus hábitos para ter uma alimentação mais saudável, a reeducação alimentar é perfeita para essas situações.

Assim, antes de escolher o que fazer, avalie a sua saúde e os seus objetivos. Depois, consulte um profissional especializado, ele irá te indicar o melhor caminho para emagrecer com saúde.

Ainda Ficou Alguma Dúvida Sobre Emagrecimento? Clique No Link Abaixo E Deixe Sua Pergunta:

Deixe Sua Pergunta Aqui

Deixe seu comentário