A promessa principal do método de Treinamento HIIT (High-Intensity Intermittent Training), é emagrecer através de um treino rápido.

O HIIT, ou Treinamento Intervalado de Alta Intensidade, em português, é o atual treino aeróbico da moda. Ele oferece diversos benefícios e vem se mostrando altamente eficaz, quando feito de forma adequada. Esse treino é fundamentado em conceitos atuais e comprovados cientificamente quanto ao emagrecimento e queima de gordura, consistindo num método de alta intensidade de treinamento.

Mas esse tipo de treino não é apenas “se matar” num determinado exercício físico, mas sim seguir conceitos de intensidade baseados em parâmetros avaliados e com respaldo científico. Diversos especialistas da área chegaram à conclusão de que os treinamentos comuns de baixa intensidade raramente trazem os resultados satisfatórios em quantidade de queima de gordura, apesar de melhorarem a aptidão física.

Esse método pode ser aplicado como qualquer tipo de treino cardiovascular. Muitas pessoas optam pela combinação de corrida e caminhada, no entanto, você também pode praticar esse tipo de treino pulando corda, nadando, andando de bicicleta, entre outras coisas. Existem diversas variações de atividades que podem ser escolhidas de acordo com a sua preferência e afinidade.

De forma prática, o que é o HIIT?

emagrecerEm termos práticos, o treino de alta intensidade intervalado, prega que o praticante trabalhe duro por um curto período de tempo e depois passe por um intervalo de recuperação ativa.

Você pode realizar um Sprint por 30 segundos e caminhar por 1 minuto em sequência, repetindo essa rotina de exercícios várias vezes para obter melhores resultados.

Vantagens do método HIIT para emagrecer

1) O método HIIT pode ser executado por pessoas em quaisquer níveis de aptidão física, já que a ideia é evoluir gradativamente. No começo, os treinos de alta intensidade duram menos tempo, e à medida que a resistência ao exercício cresce e o nível de treino também será aumentado.

2) Ele pode ser realizado em qualquer lugar e de forma simples. Para seguir o método, você não precisa de aparelhos caros.

3) Não leva muito tempo. Seguindo esse método, excelentes resultados podem ser atingidos com treinos de apenas 15-20 minutos.

4) Alta capacidade de queimar gordura.

5) O HIIT também resulta num EPOC, que é um efeito de queima tardia, fazendo com que o corpo continue queimando calorias por algumas horas após o término dos exercícios.

Ainda Ficou Alguma Dúvida Sobre Emagrecimento? Clique No Link Abaixo E Deixe Sua Pergunta:

Deixe Sua Pergunta Aqui

Desvantagens do método HIIT

Mesmo com tantos benefícios, o método HIIT não é perfeito. A principal desvantagem desse treinamento é a rotina diária.

Treinar em excesso é um problema muito sério. Quando sentir seus músculos cansados, não continue forçando. Reduza a intensidade do exercício neste dia e descanse adequadamente.

Intervalo de Sprints

Existem alguns componentes do método HIIT que podem variar. Um exemplo é a duração dos intervalos dos sprints. Os intervalos mais curtos, que duram cerca de 15 a 30 segundos, permitem um maior esforço durante os sprints. O aumento do esforço nesses curtos períodos estimula a liberação de hormônios que irão ajudar na queima de gordura.

Os intervalos maiores ajudam a esgotar os carboidratos presentes no corpo, permitindo que haja uma maior queima de gordura para a promoção de energia e também depois que o exercício seja concluído.

Tempo de Recuperação

O período de recuperação tem um importante impacto nos efeitos do método HIIT. Este é o tempo de caminhada do exercício, permitindo que os seus músculos recuperem, e deve estar relacionado como o período do sprint.

Quanto maior for a relação ao intervalo do Sprint (como 2, ou 3:1, por exemplo), mais efeitos você poderá exercer no próximo intervalo. Além disso, uma recuperação maior reduz o risco de atingir um tempo de treinamento excessivo.

Os tempos de recuperação mais curtos, como 1:1, podem levar a um maior risco de treino em excesso e ao acúmulo de ácido lático, que pode gerar uma fadiga muscular.

Como calcular: Se você realizar um sprint de 30 segundos e der um tempo de recuperação de 30 segundos, a proporção é de 1:1.  Caso faça um sprint de 15 segundos e se recupere por 45 segundos, a proporção será de 3:1.

Recado Importante

O método HIIT é um programa de treinamento aeróbico avançado. Para realizar esse treinamento, você precisa se assegurar que está tudo certo com a sua saúde antes de iniciar os exercícios, para garantir que não ocorram problemas futuros.

 

Ainda Ficou Alguma Dúvida Sobre Emagrecimento? Clique No Link Abaixo E Deixe Sua Pergunta:

Deixe Sua Pergunta Aqui

 

E se gostou desse artigo deixe seu curtir e compartilhe com seus amigos e familiares. Também deixe seu comentário no final da página.

abraços

Deixe seu comentário